Como são feitos os vitrais?

Como são feitos os vitrais?

Como são feitos os vitrais?


Os vitrais encantam por sua beleza e imponência principalmente nos grandes templos da Igreja Católica, e para se chegar a esse resultado é preciso passar por um processo que envolve criatividade, hábilidade e técnica. Ao longo desse artigo você vai saber tudo sobre o passo-a-passo de como são feitos os vitrais.


De forma geral podemos dividir o processo de produção de um vitral nas seguintes etapas:
⦁    Escolha da imagem
⦁    Projeto
⦁    Corte e polimento
⦁    Filetagem, pintura e queima
⦁    Fitagem e soldagem

Escolha da imagem


Antes de tudo é necessário conceber o conteúdo visual do vitral, esse pode ser uma representação de pessoas e objetos, como a representação de textos bíblicos, ou podem ser abstratos, composto por formas geométricas. As imagens escolhidas são levadas para análise, aonde será avaliado se a imagem possui qualidade e nível de detalhamento suficientes para ser reproduzida em tamanho real.

Projeto de Vitral
Projeto


Após aprovadas na análise de qualidade, as imagens passam então para a etapa de projeto do vitral. O projeto é uma espécie de planta-baixa do vitral, nele são desenhados os contornos das figuras e os cortes das peças de vidro, esse processo é feito primeiramente no computador e depois de revisado e aprovado é então impresso em tamanho real para servir como guia na fase de recorte dos vidros.

Projeto de corte


Corte e Polimento


Chegamos então em uma das etapas mais delicadas da produção de vitrais, o corte e polimento. Nessa fase o projeto impresso com o desenho de cada peça é colocado sobre uma mesa, dessa forma podemos colocar o vidro por cima do projeto e cortar cada peça seguindo o traçado de seu respectivo desenho. A ferramenta usada para fazer esse corte é o cortador de vidro, também conhecido como Diamante, isso porque possui um pequeno diamante em sua ponta que ao entrar em atrito com o vidro, produz o corte. Além de muita técnica e paciência e necessário que o profissional faça o uso dos EPI's (Equipamentos de Segurança Individual) para evitar quaisquer acidentes durante o manuseio dos vidros.

Corte de vidro


Depois de cortadas, as peças de vidro são polidas para que suas quinas não fiquem cortantes e também para facilitar o encaixe na hora da montagem do vitral. 

Filetagem e pintura


Depois de cortadas, as peças vão agora para uma mesa iluminada aonde artistas desenharão os detalhes dessa obra de arte. Primeiro é feito a filetagem que são os traçados e contornos dos desenhos. Para que a tinta possa fixar bem no vidro é necessário levá-lo ao forno que chega a até 760º C.

Filetagem e pintura


Depois de sair do forno, é feita a pintura com esmalte que além de dar cor às imagens, por meio de técnicas de pintura específicas para vidro, o artista cria efeito de luz, sombra e volume para a obra. Por fim o vidro vai novamente ao forno para fixar toda a pintura. Esse processo pode acontecer repetidas vezes até alcançar o nível de detalhamento exigidos no projeto.

Fitagem e soldagem


Por último, é o momento de juntar as peças desse quebra-cabeça! Esse trabalho é facilitado pelo plano de corte, um mapa do vitral mostrando aonde cada peça se encaixa. Existem diferentes técnicas e materiais que fixam uma peça na outra. Uma das melhores técnicas usadas é a criada por Louis Comfort Tiffany que consiste em circundar cada peça do vitral com fitas de cobre, processo chamado de fitagem, e depois soldá-las com estanho formando assim uma única peça final. Essa técnica permite que se solde peças com formatos mais arredondados sem que se tenha perda na resistência destas.

Soldando o Vitral

A produção de um vitral bonito e durável demanda talento, conhecimento e anos de experiência. Nós da Duda Badan estamos há quase 3 décadas no mercado e contamos com mais de 90 grandes projetos de Igrejas e Capelas e mais de 200 projetos particulares. Caso tenha alguma dúvida ou curiosidade, entre em contato conosco nos nossos canais digitais!

Atendimento via Whatsapp